Páginas

ARACAJU


 13 COISAS PARA SE FAZER EM ARACAJU-SERGIPE

VISITE A PAGINA DO ANIVERSARIO DE 
158 ANOS ARACAJU.

http://www.infonet.com.br/aracaju/
Ilustração: Claudia nen.



1 - PRAIAS


Foto: Kadydja Albuquerque

Você está no Nordeste, que tal ir a praia. O litoral de Sergipe é cheio de belas praias com boa infra estrutura para atender o turista que por aqui achega. Os bares a baira da praia oferecem ótima estrutura, serviço de bar e restaurante, garçons.

No fim da tarde você pode fazer uma caminhada ou pedalada pela Orla de Atalaia, pode ainda continuar adiante até a Praia de Aruana. Lá é possível escolher um entre as dezenas de bares. Costumo ir, quando encaro o desafio, ao Parati, lá tem um ótimo atendimento e boa comida. Depois do banho de mar, pare para curtir a bica de água doce, que fica entre a passarela do caranguejo e a Aruana.Vale a pena.



Deck da Bica de água doce na praia de Aruana 
Foto: Kadydja Albuquerque


2 - CAMINHADA NAS TRES LAGOAS DA ORLA



 Largos da Orla, próximo ao Oceanário de Aracaju 
 Foto: Marco Vieira

Que tal caminhar pela orla de Atalaia no fim de tarde, ver a paisagem linda, tirar um monte de fotos e depois comprar o artesanato local no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, é uma boa programação para o turista e sergipanos.

No Centro de Cultura e Arte J. Inácio você encontra o que há de melhor no artesanato sergipano. São mais de 200 artesãos e artistas que fazem produtos manuais e expõem nesse espaço para o turista possa adquirir uma ou mais lembranças de Aracaju.


Centro de Cultura e Arte J. Inácio
Foto: Kadydja Albuquerque

Depois das compras, a dica é andar 100 metros e aproveitar as delícias da feira Aratip, como tortas de macaxeira recheadas com carne do sol, charque, queijos, tapiocas e pastéis de todos os tipos. Só comida típica.


3 - TELEFERICO NO PARQUE DA CIDADE 


Parque da Cidade: teleférico, zoológico, chorinho e muita programação bacana 
Foto: Kadydja Albuquerque

Aracaju não é só praia aqui você encontra também o Parque da Cidade, e pode viver uma experiência nas alturas, andando de teleférico por cima da mata atlântica. Além de barato, a programação é super divertida e inclui também uma ida ao zoólogico. Ótimo para ir com crianças.


Teleférico do Parque da Cidade 
Foto: Kadydja Albuquerque



 4 - MUSEU DA GENTE SERGIPANA E PALACIO OLIMPIO CAMPOS


    Museu da Gente Sergipana 
     Google

Inaugurado em 2011, o Museu da Gente Sergipana é mais que um novo espaço de visitas, é uma passeio pela historia de Sergipe. O passeio é imperdível e inesquecível, lá você conhece o idioma “sergipanês”, faz e grava seu próprio cordel, fica sabendo da história de diversas personalidades sergipanas de modo lúdico, interativo e divertido.

O programa é GRATUITO, a visita guiada e você ainda pode terminar o passeio no delicioso Café do Museu, onde é possível fazer um lanche super gostoso e até mesmo almoçar.

Pertinho, na Praça Fausto Cardoso, ainda temos o Palácio Museu Olímpio Campos, que já foi sede do Governo do Estado e hoje está completamente restaurado. Um passeio pelo lugar nos leva ao passado político de Sergipe, com muitas histórias e informações sobre o desenvolvimento de Sergipe.


Palácio Museu Olímpio Campos 
Foto: Lineu Lins

Assim como o Museu da Gente, o Palácio Museu Olímpio Campos tem um ótimo Café-Restaurante.



5 - MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU



Artesanato no Mercado Municipal de Aracaju 
Foto: Kadydja Albuquerque

Uma das melhores coisas a se fazer para conhecer mais de perto o povo de uma cidade é visitar o seu mercado central. Em Aracaju, temos dois, um ao lado do outro, onde é possível comprar o artesanato local, experimentar delícias como doces e castanhas de todo tipo, além de fazer a feira da semana.
Aqui a mistura de cores, cheiros e sensações dão um toque muito especial a quem decide passear pela área mais popular, no sentindo de pertencente e ocupada pelo povo, de Aracaju.

    Banca de Cordel (Sr. Firmino)
    Google



Você ainda pode conhecer a banca de Cordel e romances de José Firmino Cabral, (atualmente o filho toma conta da banca). Lá você pode ouvir boas historias e pode adquirir os livretos de cordéis com os mais diversos temas. A Banca do Sr. Firmino fica entre os dois mercados, próximo a passarela das flores.



     Passarela das Flores
     Google

Ao sair da banca de cordel você vai passar por um corredor colorido cheio de flores, conhecido como "Passarela das Flores" e logo dá de encontro com o mercado da feira livre e doces típicos da região.


6 - ORLA POR-DO-SOL

Aracaju é pequena, mas já tem três orlas super bem estruturadas: a de Atalaia, a do bairro Industrial e a do Pôr do Sol. Esta última, é um dos melhores lugares para assistir ao espetáculo diário da natureza: o Pôr-do-sol.  Apreciar o pôr-do-sol é uma das coisas mais belas e simples da vida.



Orla do Pôr-do-Sol 
Foto: Kadydja Albuquerque



Você ainda pode alugar uma prancha de stand up / SUP amigos e remar sobre as águas do rio com uma paisagem de vegetação de mangue espetacular. Marque seu horário na Laje do Titio, Rua Silvio Neri Carcereri, 09.

Facebook: Laje do Titio - Supamigos







7 - BANHO DE RIO + CAIAQUE


Prainha, no Mosqueiro
Foto: Kadydja Albuquerque

Em Aracaju também é possível ser feliz tomando banho de rio. E a gente recomenda duas opções super bacanas: a primeira é mais escondidinha, é o banho de rio no que a gente apelidou de “prainha”.
O lugar paradisíaco fica no Mosqueiro.  Pertinho dali é possível curtir uma experiência lúdica e mágica, como costumo descrever tudo o que me encanta. Que tal andar de caiaque pelos rios sergipanos? Junte sua turma e programe o passeio. É fácil, saudável, lindo e seguro.


Ando de caiaque com o grupo kaiakada
Foto: Kaiakada

E já que estamos falando em banho de rio, eu não poderia deixar de recomendar aqui a deliciosa Crôa do Goré, um banco de areia que fica bem no meio do rio Vaza-Barris, pertinho da orla do Pôr-do-Sol, de onde é possível alugar lancha para chegar até lá. Um passeio inesquecível!
Aqui ainda você pode sentar-se em uma mesa até a maré subir e desfrutar de caranguejos e mariscos fresquinhos.



Croa do Goré 
Foto: Rodrigo Rocha


8 - PASSARELA DO CARANGUEJO 




Passarela do Caranguejo 
Foto: Arquivo Portal Infonet

Em Aracaju nós temos uma passarela inteirinha dedicada ao prato mais característico da terra: o caranguejo. Localizada no final da parte urbanizada da Orla de Atalaia, a famosa Passarela do caranguejo abriga diversos bares (para todos os gostos e bolsos) em que o prato principal é o delicioso crustáceo.

Há quem diga, inclusive, que quebrar caranguejo é uma terapia, a caranguejoterapia. Mas não se preocupe: se você não quiser testar esse talento, é possível pedir muitos pratos em que ele já vez prontinho, descascado e temperado.

A vida norturna em Aracaju quase sempre começa pela passarela, de onde todo mundo sai para aquecer para a balada.


9 - PARQUE DA SEMENTEIRA




Parque da Sementeira
Foto: Portal Turismo pelo Brasil

No meio da cidade, bem perto do Shopping Jardins, está o Parque da Sementeira.  Se você der sorte, é possível que consiga participar de alguma edição dos Domingos no Parque promovidos pela Prefeitura e o Governo do Estado com apresentações musicais, inclusive da Orquestra Sinfônica de Sergipe.
No dia a dia, o gostoso mesmo é passear pelo parque, levar as crianças, fazer uma caminhada, andar de patins, bicicleta, jogar uma partida de vôlei, fazer um piquenique. O parque é lindo, super bem conservado e aberto a qualquer um que queira se integrar com a natureza.


10 - FORRO NO RIO SERGIPE 


Barco do Forró pelo Rio Sergipe
Foto: Kadydja Albuquerque

E para terminar bem essas dicas, é claro que eu não poderia deixar de registrar o nosso querido e tradicional forró. Se você não tem como vir em junho, mês em que o arrasta-pé pegar fogo em todo o estado, há esperança: vá passear de catamarã pelo rio Sergipe no Barco do Forró. Informações sobre o passeio com a Nozes Tur.

O passeio dura cerca de 3 horas e inclui o som de um trio pé-de-serra o tempo inteiro, com muita animação, comidas típicas e ainda por cima uma vista privilegiadíssima não apenas de Aracaju, mas da Ilha de Santa Luzia, do outro lado, onde fica o município de Barra dos Coqueiros.


11 - Cânion de Xingó




O cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local.


Também se pode contar com os passeios dos catamarãs e da Escuna Maria Bonita que oferecem variadas opções de passeios náuticos no lago de Xingó, que possui as mais belas paisagens do Cânion do Rio São Francisco, sendo o quinto maior do mundo e o maior em extensão navegável , possui águas verdes e transparentes. As rochas das encostas são de granito avermelhado e cinza. Destaca-se nessa área o riacho do Paraíso do Talhado.




12 - Grota do Angico






O acesso a Grota de Angico é pelo Rio São Francisco, partindo de Canindé, seguindo no catamarã Pomonga, passando pela cidade histórica de Piranhas e por belíssimas formações rochosas, ilhas e prainhas fluviais. Quando o catamarã atraca na margem do rio, as pessoas seguem a pé por uma trilha no meio da caatinga por 700m até chegar ao local que até hoje é cheio de mistérios. 


Lampião, o Virgulino Ferreira, escapou de várias batalhas, mas foi em Angico, que ele, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos em 28 de julho de 1938. O grupo foi ameado pela volante composta de 48 homens, comandada pelo tenente João Bezerra da Silva, depois da denúncia de Joca Bemardes. Todos os cangaceiros mortos tiveram suas cabeças decepadas e levadas como troféus para serem exibidas em Piranhas e em outras cidades alagoanas até chegar em Maceió. 



“Com a morte de Lampião, morria também o cangaço”, diz a sua neta Vera Ferreira, que realiza anualmente no dia 28 de julho a missa do cangaço, atraindo um grande número de visitantes a Grota de Angico. 



13 - Parque dos Gaviões





Localizado na Serra de Itabaiana - Sergipe, a 45 Km de Aracaju, o Parque dos Falcões foi construído através de muito trabalho e esforço de dois sonhadores, José Percílio e Alexandre Correia.
O instituto de mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi, pombos, etc. Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação de aves em cativeiro. Com o objetivo de preservar as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o parque dos falcões se tornou referencia mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.

O Parque dos Falcões esta aberto a visita todos os dias da semana. Para chegar ao local siga de Aracaju em direção a itabaiana. Depois de passar pelo município de Areia Branca, percorra aproximadamente 9 Km, no lado direito há uma placa indicativa sobre o Instituto. Entre por essa estrada de chao e percorra 2,5 Km. É indispensável agendar previamente sua visita, preferencialmente das 8h às 11h e das 13h às 16h, através dos telefones (79) 9962-5457 / 9131-3496.
 



Em breve mais dicas para quem visitar Aracaju.